Educação o problema e a solução (um fenômeno da natureza)

16660796639_fdcbcceec2_o

É engraçado quando observo ou participo de discussões sobre educação. Os discursos são alguns bem feitos, outros nem tanto. Mas que bom que se discute educação. Porem, o que acho mais engraçado e sei que educação é coisa séria (viu?) é quando observo e participo (não me excluo) de diversos discursos de educação como: “Isso é um problema de educação”, “a educação deve ser melhorada”, “vamos fazer algo pela educação” ou “a educação é a solução” “a educação que transforma”, “é fruto da educação”. São as falas mais simples, não precisamos ir muito longe.

Considero a importância de tais discursos,o engraçado é o fato de que nós não gostamos de fato de falar sobre educação, muita coisa que falamos está presente apenas no discurso, mas quando trata-se de ler sobre educação, ir em palestras sobre educação, escrever sobre educação, são poucos os que fazem.

Que adianta se apenas falarmos de educação? Muitos são os profissionais de educação que são desvalorizados e buscam uma formação maior como mestrado e doutorado para se valorizar. E as vezes a mesma pessoa que desvaloriza o profissional, é a mesma pessoa que fala em seu discurso da importância da Educação. Será que não fazemos educação? No sentido de conhecer, pesquisar, atuar acima desse conceito. Pois estamos o tempo todo dentro dele.

A gente acha que educação é uma coisa só, mas não é. Educação é uma construção que agrega vários elementos e que está em um tempo que é indefinido. A educação não só pode, como está nos filmes que assistimos, no ônibus que utilizamos todo dia, na casa da vó, na casa da mãe, na escola, na padaria, no teatro e no museu. Educação não só é como está. Éduc(ação). Pode ser um verbo de ação, de estado mas também um fenômeno da natureza.

Boa tarde!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s