Seu professor não tem Didática? Uma aula por semana

frx0mt

Estou cursando a disciplina de Didática e temos ampliado os entendimentos que a circunda. Portanto, nessa semana a aula me ensinou mais sobre e estou compartilhando aqui.

Nós alunos somos parte do processo educativo e muitas vezes somos/temos de ser protagonistas desse processo. Portanto, avaliar o trabalho do professor é importante para que possamos colocar nossos pontos em relação à esse processo. Muitas vezes criticamos os professores que não correspondem aos resultados que buscamos. Até mesmo pelos problemas do sistema de educação que transforma a escola e a sala de aula em um processo não muito agradável.

Quando um professor não consegue nos ensinar da forma que queremos ou imaginamos certamente ficamos insatisfeitos e nos questionamos do motivo pelo qual ele não consegue corresponder as nossas expectativas de ensino. Para nós muitas vezes o professor não tem a Didática. Foi assim para mim durante muito tempo até começar a cursar a disciplina e ler sobre. Que tal quebrar alguns conceitos que sempre tivemos do que seja a didática? Talvez o que seu professor não tenha seja outra coisa.

  • Como toda a educação, a didática já foi vista muitas vezes como a TÉCNICA de ensinar, FORMA de ensina e a disciplina muitas vezes é vista como um MANUAL para ser um bom professor. Bem, isso também faz parte mas ela vai muito além disso. Logo, a didática NÃO é INSTRUMENTAL e nem um conjunto de TÉCNICAS.
  • Seu objeto de estudo: ENSINO
  • Didática é PRÁXIS (teoria + prática) que acompanha o entendimento da ação pedagógica.
  • Didática é CRÍTICA.
  • Em um apanhado geral, pensando a partir de todos esses pontos a didática pensa os aspectos educativos como a prática docente, conteúdos, avaliação e as metodologias (práticas de ensino). E é nesse ponto que quero chegar. O como se ensina é uma parte da didática, são as metodologias, as práticas de ensino.
  • Para finalizar… “De fato, a Didática como área de estudo da pedagogia tem como objetivo nuclear o ensino em situação (PIMENTA, 2001), compreendido como prática educativa intencional, estruturada e dirigida a outros. Trata-se de um conhecimento pedagógico fundamental à ação do professor e que extrapola o caráter aplicado. Seu estudo abrange a problematização, o entendimento e a sistematização de questões relacionadas à docência, articulando objetivos, conteúdos, metodologias e avaliação do ensino à reflexão sobre a identidade profissional, a dimensão ética do trabalho do professor, os conhecimentos necessários à prática educativa, entre outras pautas. Dizemos, pois, que a Didática é teoria e prática do ensino, conjugando fins e meios, propósitos e ações, objetivos, conteúdo e forma.” (Freitas, I.M.S; Sales, J.O.C.B; Braga, M.M.S.C e França, M.S.L.M – Didática e Docência: aprendendo a profissão)

Espero que eu tenha conseguido de uma forma sintética e clara explicar melhor o que seja a didática. Claro que é mais complexo e é preciso estudá-la a fundo, até mesmo pelo fato de ter muita história por trás da mesma, como toda a educação, de fato. Se o seu professor não sabe ensinar, ou não consegue corresponder as suas expectativas, deve-se avaliar o que tem levado à isso, pois podem ser muitas coisas além mesmo do que ele entende sobre ensino.

A profissão de professor não é nada fácil, ainda mais em um país que não valoriza de verdade a educação.

Boa tarde!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s